Capitão Cipó

 


Super Herói: Capitão Cipó
Autor: Daniel Azulay
Ano: 1968
Alter Ego: Irineu Pedrosa
Poderes: Pode voar, visão de raio x, visão telescópica, super charme, super cheiro, super bacana, invulnerabilidade, cinto de utilidades que guarda inúmeros acessórios como analgésicos e turbina nuclear
Base de Atuação: Planeta Sedan
Site: http://www.danielazulay.com.br/daniel_azulay.html
Facebook: https://www.facebook.com/DanielAzulayOficial

Capitão Cipó - Criação do quadrinista, artista plástico, escritor e educador "Daniel Azulay" para o jornal "Correio Da Manhã" do Rio de Janeiro. De acordo com Ionaldo Cavalcanti em seu livro O Mundo dos Quadrinhos (Editora Símbolo - 1977): “Capitão Cipó - Criação de Daniel Azulay, apareceu no Correio da Manhã de 11 de janeiro de 1968 à 15 de março de 1969 em tiras diárias.

Apesar de possuir um traço irreverente, o quadrinho do Capitão Cipó aborda uma temática adulta, cômica e irreverente para a época. As histórias são repletas de referências como citações, produtos, localidades, política, mulher e até sexo, todos com senso crítico e culminando em um verdadeiro trabalho sociológico. O quadrinho trazia palavras como Sedan, galaxis, raio vako, kafon, toma-lá-dá-cá, inflação, psico-taradas, dentre outras que leva o leitor a uma volta no tempo. O Capitão Cipó em sua identidade civil segundo pesquisadores sugere ser uma homenagem ao apresentador Abelardo Barbosa (O Chacrinha).

O personagem é uma crítica ao gênero super-heroi, à ‘ipanemia’ e a alguns valores culturais brasileiros. "Num bestialógico programa de televisão, Irineu Pedrosa, locutor nas horas vagas, é também um heroi nas horas difíceis". A primeira aventura do Capitão Cipó envolve complicações políticas e sexuais do planeta Sedan. Um dos melhores momentos do quadrinho nacional. Até aquele momento ninguém sabia que Irineu era um super herói. O Capitão Cipó possui visão de raio x, pode voar, tem visão telescópica, tem invulnerabilidade, tem super cheiro, super charme, é super bacana e etc.

Para se transforma no super herói, Irineu tem um "cinto de utilidades" que possui o botão "Metamorfose" bastando apertá-lo. O dito cinto tem também vários acessórios como analgésicos, raio laiser concentrado, turbina nuclear e ainda pílulas anticoncepcionais.

O Daniel nos deixou na noite de 27 de março/2020, por consequência do coronavírus. Azulay dedicou sua longa carreira artística às crianças, tendo várias gerações de brasileiros passado por sua influência positiva, seja via televisão, pelos programas infantis que criou e comandou; seja pelos gibis, plataforma literária na qual foi abundantemente criativo. São criaturas dele, por exemplo, o “Capitão Cipó”, criado em 1968, e a inesquecível “Turma do Lambe-Lambe”, de 1976.

Arte feita para o "Catálogo de Heróis Brasileiros" de Lancelott Martins.

Capitão Cipó - por Lancelott Martins/2020

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bombado

Overman

Águia Dourada