Pernambuco - O Marujo
Super Herói: Pernambuco - O Marujo
Autor: Oswaldo Storni
Ano: 1937
Alter Ego: Pernambuco
Poderes: Inteligência fora do comum e um excelente boxeador
Base de Atuação: Planeta Terra - Brasil - Região Norte e mundo afora
Site: http://www.guiadosquadrinhos.com/personagem/pernambuco-o-marujo/26623
Pernambuco - Foi publicado pela Tico-Tico, entre os anos de 1937 a 1940, em um total de 112 pranchas. O personagem era um aventureiro da Marinha Mercante do Brasil e sempre quando aportava em algum lugar se envolvia em alguma grande aventura. Ele andava em várias partes do mundo, sendo a maioria fora de seu navio. O herói não teve sua identidade revelada, ficando conhecido somente pelo nome que dá título a publicação. Na marinha até então os marinheiros geralmente eram conhecidos do lugar de onde vinham, no entanto nas publicações posteriores ele é citado como um "Brasileiro Nortista".
Ele servia no navio "Monitor Parnahiba", que eram também denominados com nomes de rios como o famoso U-17, que era o maior encouraçado da Marinha do Brasil. Possui inteligência fora do comum além de ser um exímio boxeador. Quando aportou seu navio em Nova York, conheceu a bela Eugênia, uma garçonete que posteriormente o ajudou a arrumar trabalho após a perda de seu navio, e daí em diante começaria sua saga mundo a fora repletas de aventura. Em uma delas conheceu um garoto de rua e o chamou de Zeca. Mais tarde ele se consagrava como campeão de boxe e se casa com Eugênia. E então, o herói volta para casa encerrando suas aventuras em águas brasileiras. Pernambuco chegou a viver suas aventuras na China e em outros países do Oriente antes de voltar para o Brasil.
Vale ressaltar que Oswaldo Storni inspirado pelo clima que antecedia a II Guerra mundial faz o personagem participar, como primeiro herói institucional dos quadrinhos, de uma aventura no então inexplorado Centro-Oeste brasileiro.
Arte feita para o Catálogo de Super Heróis Brasileiros de Lancelott Martins.
Pernambuco - O Marujo - por Lancelott Martins/2015
Comentários
Postar um comentário