Lagarto Negro
Super Herói: Lagarto Negro
Autor: Gabriel Rocha
Ano: 1998
Alter Ego: Lagarto Negro
Poderes: Não tem nenhum poder especial. Apenas habilidade em artes marciais e conhecimento em técnicas de guerrilha urbana. Prefere fazer uso de armas não letais, como seu inseparável nunchaku.
Base de Atuação: Planeta Terra - Brasil - Rio De Janeiro/RJ
Site: https://www.lagartonegro.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/lagartonegrosuperheroi/
Lagarto Negro - é um personagem do gênero dos super-heróis brasileiros criado por Gabriel Rocha em 1998 para inaugurar a reestreia do fanzine Impacto. A ideia para a concepção do personagem era criar um herói nacional para que o leitor do gênero dos super-heróis pudesse se identificar.
Como seria interessante que os leitores acompanhassem histórias onde o fantástico do universo dos quadrinhos esbarrasse muito próximo da realidade em que vivemos, foi escolhido, como cenário das aventuras do Lagarto Negro, a cidade do Rio de Janeiro. Não a "cidade maravilhosa" dos cartazes de propaganda das agências de turismo, mas sim o submundo dos tabloides policiais. São eles que retratam uma realidade muito mais digna da atenção de um super-herói.
Depois de estabelecido um ambiente para a aventura, faltava definir um pouco mais sobre o personagem. O Lagarto Negro não tem superpoderes. Ele é um cara normal, com algum treinamento em guerrilha urbana. Prefere fazer uso de armas não letais, como seu inseparável nunchaku. A verdadeira identidade do homem por de trás da máscara do Lagarto Negro nunca foi revelada. Os leitores ficam malucos com isso!
Traje:
A roupa cobre qualquer aspecto que possa revelar alguma pista sobre a verdadeira identidade do herói mascarado. Predomínio de tonalidades cinza por serem características de camuflagem para guerrilha urbana. Um par de braceletes de uma liga de fibra de titânio protege seus antebraços. "Lagarto-cinto-de-utilidades" (hummm... onde será que já vi isso antes?) contendo desde agulha e linha para sutura cirúrgica até componentes de infravermelho para visão noturna. Materiais como kit para primeiros socorros, componentes militares, algemas, bomba de fumaça, gás lacrimogêneo, chave mestra, lanterna, bússola, faca, pederneira, câmera digital, ipod, ou o que mais o escritor da HQ inventar na hora. O nunchaku também fica preso ao cinto. A máscara tem abertura para boca e existe um discreto comunicador que usa par manter contato com seu contato, o homem conhecido como Controle.
Motivação:
Sabe-se apenas que antes de ser o Lagarto Negro, o homem por trás da máscara trabalhou como instrutor do batalhão de operações especiais da elite da Polícia Federal. Fez especialização em guerrilha urbana e antiterrorismo em Israel. Ele pensa que a disciplina conduz à força. Odeia corrupção policial. É torcedor do América Futebol Clube, do Rio de Janeiro. Em determinado ponto de sua carreira a corrupção policial torna seu trabalho impossível. Ele bate de frente contra a estrutura administrativa da polícia e acaba incriminado pela própria corporação. Foge e simula sua própria morte. Neste momento ele é recrutado por uma organização não governamental para trabalhar como gente especial no combate ao crime organizado e a corrupção governamental.
Lagarto Negro:
O personagem foi "batizado" com o nome de um réptil típico da América Latina. A aproximação entre o animal real e o ícone do personagem serve para relacionar algumas características antropomórficas existentes entre eles. O animal real é um predador de hábitos noturnos, o personagem caça criminosos (Crime Organizado) agindo durante a noite. Uma das características que define um réptil é seu sangue frio, que serve de eufemismo para a coragem do personagem. Ambos são latino-americanos, e o animal real está atualmente ameaçado de extinção.
Quadrinhos:
Sua primeira aparição foi na HQ "Roubo de carga", que saiu no Nº03 do fanzine Impacto. Desde então o personagem fez várias aparições, cativando o imaginário dos leitores que apreciam a frágil estrutura de fanzines. Desde então, o super-herói brasileiro tem sido publicado em parceria com muitas editoras nacionais, ente elas, destacamos a passagem pela Universo Editora de Publicações Independentes, a Júpiter II, PADA – Produtora Artística de Desenhistas Associados, SG Arte Visual, Syndicate Ink, AQL – Associação dos Quadrinhistas de Londrina, e Kan Editora. A edição especial do personagem Lagarto Negro publicado pela editora "Kimera" Conta com 3 histórias repletas de aventura e muita ação.
Ao longo do tempo, o personagem participou também de diversos encontros de heróis promovidos por autores independentes. A primeira destas grandes reuniões de personagens chama-se HERÓIS NA BERLINDA, e foi publicada no fanzine MIX HERÓI em maio do ano 2000. Ainda no ano 2000, o Lagarto Negro participou também da saga CAMPO DE BATALHA, material escrito por "Francinildo Sena" e desenhado por "Marcelo Salaza". No final de 2014, o Lagarto Negro esteve presente, ao lado de outros 20 personagens, no projeto ÁLBUM DQB – HERÓIS BRASILEIROS: A ORDEM. Este projeto resultou na impressão do álbum PROTOCOLO: A ORDEM, vencedor das premiações "1º Prêmio ABRAHQ 2015", e o "33º Troféu Angelo Agostini". O personagem participa também da aventura A GUERRA CÓSMICA DOS SUPER-HERÓIS BRASILEIROS e está presente também no mais recente grande encontro de super-heróis nacionais, a edição ALFA – A PRIMEIRA ORDEM. Em 2018, fazendo parte das comemorações de 20 anos do personagem, o Lagarto Negro foi publicado na Argentina, através da UMC COMICS, ao lado do herói local "SOL DE PLATA". Estão em andamento os projetos com a participação do personagem nas histórias em quadrinhos coletivas chamadas: PROJETO EPOPEIA; FORÇA EXTREMA; MUNDOS COLIDEM; e FÁBRICA DE MONSTROS. E vale lembrar que o Lagarto Negro também já foi produzido na frança.
Em 2018 também marca a diversificação do personagem, que ganha sua primeira versão em games para desktop e celulares. O game segue um estilo adventure com RPG e exploração, totalmente desenvolvido pelo projetista Inde Adilton Ribeiro, e está em distribuição para vendas eletrônicas. Lagarto Negro também conta com um acordo de parceria com a empresa Æsyr Customs para produção de estatuetas do herói. Possui um contrato com a Universo BR para venda de imagens em itens colecionáveis. O personagem está atualmente em negociação para dublagem de suas aventuram para o formato audiobook.
O personagem aos poucos foi saindo do controle de seu criador para encontrar vida própria nas mãos criativas de outros autores independentes!
Lagarto Negro - por Rom Freire/2015
Comentários
Postar um comentário