João Tymbira


Super Herói: João Tymbira
Autor: Francisco Acquarone
Ano: 1938
Alter Ego: João Tymbira
Poderes: Atuante de vários esportes ele possui agilidade fora do comum, inteligência, força e um hábil lutador
Base de Atuação: Planeta Terra - Brasil - Rio De Janeiro e outros lugares do país
Site: http://www.guiadosquadrinhos.com/personagem/joao-tymbira/12959

João Tymbira -  "João Tymbira Em Redor do Brasil", foi lançado em 23 de julho de 1938, uma Edição Extraordinária do Correio Universal nº 259 A, da livraria Civilização, pelo preço de três mil réis (três mil e quinhentos pelos correios). Tem 96 páginas (editada no formato “deitado”, com duas tiras por página) e é dividida em três partes. Na primeira parte, Em Busca do Roteiro Mysterioso, o herói é apresentado sem delongas: “João Tymbira, forte e elegante, é carioca da gemma. Pratica todos os sports, até o foot-ball”. E, como é fácil perceber, ele vai mesmo precisar de todas as suas habilidades e sua tremenda forma física para enfrentar todos os perigos desta aventura. Tymbira recebe uma carta de seu tio Gurgel, morador em Ouro Preto/MG, pedindo a presença do sobrinho pois seu avô falecera e deixara uma herança – que ninguém sabia muito bem o que era, pois o falecido havia deixado somente um misterioso mapa, que supunha-se levar a um “verdadeiro thezouro”. Do Rio de Janeiro a Ouro Preto é somente a primeiríssima etapa da longa viagem do herói "Em Redor do Brasil". Mal chega e percebe que seu tio havia sido roubado por um vilão inescrupuloso, que tem o sugestivo nome de "Cascavel". Com a ajuda de "Gorgulho", um índio que conhecia desde a infância, partem em busca do facínora por vastas regiões do território brasileiro. Ainda nesta primeira parte, João e Gorgulho percorrem o interior de Minas Gerais e da Bahia, sempre costeando o Rio São Francisco. Salvam a bonita "Rosinha" de um grupo de cangaceiros sanguinários (comandados por um sujeito chamado Lampeão – com “e”, mesmo), trocam socos com bandidos e muito mais.

As reviravoltas são incessantes, por vezes os heróis é que ficam a mercê dos bandidos, por vezes acontece o contrário – o danado do Cascavel parece ser mesmo esguio, pois sempre consegue escapar. Esta primeira parte termina quando alcançam as cachoeiras de Paulo Afonso, de onde se inicia a segunda parte chamada "Em Perigo nos Ares e no Mar". Da Bahia até Pernambuco, nosso herói faz jus a sua boa forma física: chega até a ficar pendurado numa corda amarrada a um hidroavião, tentando resgatar Gorgulho e Rosinha que haviam sido pegos pelos bandidos. A aventura prossegue incessante pelo rio Jaguaribe, entre perseguições de barcos e jangadas, prontos para a terceira parte, a mais emocionante da aventura: "Entre os Selvagens da Amazônia", onde Tymbira e amigos prosseguem na caça aos meliantes pelas florestas das regiões norte e centro-oeste. Claro que numa aventura destas não poderiam faltar índios, alguns amigáveis, outros nem tanto. Finalmente o pérfido Cascavel é preso e nossos heróis podem retornar para casa. A publicação traz detalhes da geografia do Brasil nesse período, sendo uma fonte riquíssima de informações sobre o nosso país.

O autor Francisco Acquarone era um artista multifacetado, pois além de desenhista era pintor, professor, historiador, jornalista, crítico entre outras coisas.

Arte feita para o "Catálogo de Heróis Brasileiros" de Lancelott Martins.

João Tymbira - por Lancelott Martins/2020

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bombado

Águia Dourada

Overman