Homem Lua


Super Herói: Homem Lua
Autor: Gedeone Malagola
Ano: 1963
Alter Ego: Homem Lua
Poderes: Uma psitola, faca, contava com seu Jato Lua para solucionar casos ao redor do mundo, agilidade, influência sobre diversas tribos indígenas ao redor do mundo
Base de Atuação: Planeta Terra - Brasil - São Paulo/SP
Site: http://www.guiadosquadrinhos.com/personagem/homem-lua/5362

Homem Lua - Nas aventuras do Homem Lua sua identidade era envolvida em mistério. A identidade civil do personagem além de nunca ter sido revelada, era ignorada pelos leitores e quando aparecia sem o capacete, seu rosto nunca era focalizado claramente. Sabe-se que seu quartel-general e residência ficava na cidade de São Paulo. Para resolver casos ao redor do mundo, o Homem Lua tinha a sua disposição seu “Jato Lua”, um potente avião que o levava a qualquer parte do planeta em questão de horas.

O personagem tinha como armas apenas pistola e faca, esta escondida estrategicamente na bota. Mas a principal arma do Homem Lua não era nenhum arsenal tecnológico, e sim sua poderosa influência sobre diversas tribos indígenas ao redor do mundo que, por acreditarem ser ele uma entidade imortal, estavam sempre dispostas a ajudá-lo em suas missões. Segundo autor a principal inspiração foi o “Fantasma” de Lee Falk.

O personagem apareceu pela 1ª vez em 1963 em uma matéria da Folha de São Paulo sobre a Lei dos Quadrinhos, que os autores da época tinham conseguido aprovar. Na verdade o "Homem Lua" deveria ser o herói principal da editora GEP que havia encomendado à Gedeone a criação de um novo super herói. Porém ao apresentar o personagem na editora, ele não foi aceito como personagem título pois o herói não tinha super poderes, ficando apenas para complementar a revista. Foi então que Gedeone criou às pressas o super herói "Raio Negro" que possuia um anel que lhe dava grandes poderes.

Gedeone Malagola provavelmente era o artista que mais trabalhava na época, porque além de desenhar também era muito requisitado como roteirista. Mas uma bronca que ele tinha foi que nunca uma hq sua do Fantasma (que ele era muito fã) foi publicada pela RGE. E ele tentou, por duas vezes. A primeira vez foi no final de 1962. Por sua própria conta Gedeone escreveu e desenhou uma hq do Fantasma e mandou pra editora RGE. Ele tinha um certo nome, e confiou nisso. Pois muito bem, a hq infelizmente foi rejeitada!

Pra nossa sorte, Gedeone conseguiu os originais de volta, o que era raro na época. Foi o destino. Em uma tarde de janeiro 1963, Gedeone apagou a cabeça do Fantasma, e com uma moeda, desenhou um globo translúcido no lugar da cabeça. Pronto! Estava criado aquele que era o seu personagem "xodó", o Homem Lua!

Gedeone adorou o personagem e ficou feliz com o resultado. Procurou então Jayme Cortez. Queria lançar o gibi do Homem Lua. Só que o Jayme não gostou nem um pouco e recusou o personagem. Gedeone ficou bastante chateado, pois tinha gostado mesmo do personagem. Cerca de 1 ano depois Jayme procurou o Gedeone novamente. A onda agora eram super-heróis com aventuras bem mais vibrantes que aquelas do Fantasma, o pique era outro! Ele pegou umas revistas importadas do The Flash e do Lanterna-Verde e deu pro Gedeone: "Copia isso aí, esses personagens nunca vão ser lançados no Brasil!". Rapidamente Gedeone inventou alguma coisa baseada nos gibis que o Jayme lhe passou, e incluiu na receita o "Cometa", personagem dos anos 40 que ele lia no Suplemento Juvenil. Nada a ver com o Ciclope, portanto.

E assim o Homem Lua estreou, como tapa-buraco da revista “Raio Negro” nº 1, em 1966. Foi o primeiro herói brasileiro a beber nas águas do “Fantasma”, de Lee Falk. Porém, ao contrário de seus sucessores, pelo menos o Homem Lua tinha um uniforme que o diferenciava do herói americano, como capa e um estranho capacete redondo, que os seus detratores apelidaram de aquário.

O Homem Lua foi cancelado nos anos 60, junto com o colega Raio negro. Só em 1982 ele voltaria, dessa vez com o selo da editora Grafipar. Foi uma tentativa de relançar os heróis de Gedeone numa nova revista do Raio Negro que, infelizmente, não passou do primeiro número. Curiosamente, nessa época a Marvel veio com o Cavaleiro da Lua que, assim como o nosso Homem Lua, trajava capa, não tinha poderes, usava como meio de transporte um veículo aéreo e tinha a Lua como símbolo.

A partir da experiência com a Grafipar, Gedeone se concentrou em trazer apenas o Raio Negro de volta, primeiro pela ICEA e, posteriormente, pela Metal Pesado. Por volta de 2011 a editora "Jupiter 2" de José Salles, passou a publicar a revista do Raio Negro juntamente com o Homem Lua até 2015. Recentemente tanto o Homem Lua quanto o Raio Negro participaram da HQ "Alfa - A Primeira Ordem" parte 1 e parte 2 de 2017/2018 que reúne vários super heróis em uma batalha de grandes proporções (Aéris um inimigo imortal que já enfrentou a Liga "A Primeira Ordem", formada pelos super-heróis clássicos: Capitão 7, Raio Negro, O Flama, Homem Lua e Capitão Gralha. Ele ameaça ressurgir nos dias atuais ao mesmo tempo em que os heróis como Capitão R.E.D, Lagarto Negro, Jaguara, Blenq, Bruce, Anjo Urbano, Jou Ventania, Velta, Homem Trator e Shirley procuram soluções e respostas para o caos que se instalou no país após uma invasão alienígena).

Homem Lua - por Márcio Abreu/2017
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bombado

Águia Dourada

Overman