O Vingador (II)


Super Herói: O Vingador (II)
Autor: Hélio Porto
Ano: 1961
Alter Ego: Nelson Coston
Poderes: Possui duas armas, agilidade, destreza, o cavalo Raio Branco, hábil lutador
Base de Atuação: Planeta Terra - Brasil - Santos/SP
Site: http://www.guiadosquadrinhos.com/personagem/vingador-ii-(nelson-coston)/28089

O Vingador - Essa versão é conhecida como segunda encarnação do personagem ou "Vingador II", pois na década de 1940 foi lançado o primeiro Vingador por Péricles do Amaral. Nelson Coston é um jovem que tem o pai covardemente assassinado e que, após conseguir sua vingança, torna-se cavaleiro errante das pradarias. Certo dia, salva um velhinho de uma baita enrascada — e o tal velhinho era ninguém menos do que o Vingador original (que teve aventuras entre nós nos anos 40, na rádio e nos gibis) que, sentindo o peso dos anos, repassa sua máscara para Nelson. Diferente do “Lone Ranger”, que não tira a máscara nem para dormir, mas semelhante ao “Cavaleiro Negro” e a “Durango Kid”, Nelson torna-se a identidade secreta do renovado Vingador. O herói possui o cavalo Raio Branco e um amigo índio chamado Lobo da Noite que o ajudam em suas aventuras.

Tudo tem início em 1760 quando uma família de colonizadores é massacrada por índios armados por dois indivíduos brancos que pretendiam provocar atrito entre colonizadores e índios. O Filho Bushy Ray, único sobrevivente, e de posse das armas do pai, caça e extermina seus algozes. Por conta disso fica conhecido como um assassino e passa a ser perseguido pela polícia local, é aí que ele passa a usar uma máscara para tentar ocultar sua identidade e decide atuar como "O Vingador" em defesa dos fracos e necessitados. Nesta altura seu nome "O Vingador" já era tido como uma lenda.

O Vingador foi Lançado pela Editora Outubro em 1961, criação de Hélio Porto e ilustrado inicialmente por Walmir Amaral de Oliveira (capa do primeiro número desenhada por Jayme Cortez), O Vingador teve 40 números, além de almanaques e histórias publicadas em gibis de outros personagens. A Editora Outubro publicou-o até 1966, sendo que, a partir de 1972, foi relançado pela Editora Taíka (que na verdade, republicou as antigas aventuras do herói), durando mais 20 números e alguns almanaques.

Além de Hélio Porto, O Vingador teve histórias escritas por Helena Fonseca e Gedeone Malagola; alguns de seus ilustradores também foram responsáveis pelos roteiros, como por exemplo Walmir Amaral, Osvaldo Talo e Miguel Lima. Outros que desenharam o herói mascarado foram Ernesto Capobianco, Juarez Odilon, Edmundo Rodrigues, Nico Rosso, Lyrio Aragão, Fernando de Lisboa e José Delbó (o argentino que posteriormente trabalharia nos EUA desenhando famosos personagens dos Quadrinhos, tais como Turok e Lone Ranger para a Gold Key, bem como a Mulher Maravilha/Wonder Woman e o Superman para a DC Comics). Além de Jayme Cortez, Sérgio Lima e Rodolfo Zalla também produziram capas para O Vingador.

Posteriormente, nos primeiros anos da década de 80 do século passado, outro Vingador mascarado do velho oeste cavalgou nas páginas dos gibis, desta feita para a editora paranaense Grafipar/Bico de Pena, em histórias criadas por Franco de Rosa.

Arte feita para o "Catálogo de Super Heróis Brasileiros" de Lancelott Martins.

O Vingador - por Lancelott Martins/2020

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bombado

Águia Dourada

Overman