Comando Justiça
Super Herói: Comando Justiça
Autor: Darlei Nunez
Ano: 1995
Alter Ego: Luna (Luna Marchetti), Capitão 7 (Lucas Souza), Raio Negro (Marcelo Sales), Mylar (Neela Chan), Homem Força (Peri Simões), Hydroman, X-Man, Golden Guitar (Gustavo Ramos), Super Negro (Antônio Ferreira), A Judoka (Lúcia Campos), Superargo (Alex Dias)
Poderes: Luna (treinada desde a adolescência em diversas formas de combate, armas, explosivos e estratégia militar); Capitão 7 (foi levado ao sétimo planeta pelo Capitão 7 original, onde recebeu treinamento e desenvolveu seus poderes, que incluem poder de vôo, superforça, invulnerabilidade e visão laser); Raio Negro (encontrou o anel de Lid do seu tio Roberto que lhe permite voar, criar construtos luminosos e rajadas de energia); Mylar (possui avançada tecnologia e conhecimento galático, bem como sua tremenda força e energia das suas pulseiras estelares); Homem Força (foi abduzido por cientistas marcianos que alteraram seu DNA, concedendo superforça, invulnerabilidade e poder de vôo); Hydroman (pode nadar a grandes velocidades, suportar as pressões de profundidades abissais e é muito forte fora d'água, possui ainda habilidades telepáticas); X-Man (estrategista nato, grande lutador e artista marcial); Golden Guitar (desenvolveu uma guitarra que pode emitir rajadas sonoras de alto poder destrutivo); Super Negro (encontrou um artefato que lhe permite incorporar os poderes de diversas divindades afro-brasileiras ao dizer a palavra "ZUMBI", como Ogum (sabedoria), Xangô (força), Iansã (vôo e poderes do vento), entre outros); A Judoka (Grande lutadora de diversas artes marciais), Superargo (Atleta e lutador excepcional, também é um exímio piloto e atirador)
Base de Atuação: Planeta Terra - Brasil - São Paulo/SP e Território Nacional
Site: https://darleinunezhqs.blogspot.com/
Facebook: https://www.facebook.com/darlei.nunez
Issuu: https://issuu.com/comandojustica
Instagram: https://www.instagram.com/dnunezhqs/
Comando Justiça - São uma equipe de super heróis clássicos brasileiros. Foi criada pelo quadrinista Darlei Nunez que explica que: "Em Maio de 1995 eu fiz a primeira HQ do COMANDO JUSTIÇA, uma releitura de personagens clássicos da HQ brasileira de super heróis que fizeram parte da minha infância. Naquela época, com pouca informação de referência tive que adaptar muito do visual dos personagens, e também fazer algumas mudanças que achava necessário em função do desenvolvimento da história e dos personagens. Assim, meu Capitão 7 era negro e Mylar agora era uma mulher (sem nenhuma intenção "lacradora", apenas pelo desenvolvimento da dinâmica do grupo). Luna, a líder, é a filha do Homem Lua (e anos depois descobri, graças ao meu amigo e grande apoiador Rod Tigre, que o mestre Gedeone também tinha pensado em desenvolver uma continuação das aventuras do personagem com uma filha, acho até que com o mesmo nome!), o Raio Negro é o sobrinho de Roberto Sales e um novo Judoka - discípulo de Carlos, o Judoka original - envergava o kimono do personagem." Na primeira versão do Comando Justiça o Judoka era um discípulo de Carlos (o Judoka original), posteriormente substituído por Lúcia (a parceira do Judoka original, trazida do passado para atuar na equipe nos dias atuais).
Trata-se de uma homenagem aos nossos Super Heróis Brasileiros, das décadas de 50, 60 e 70 que, em muitos casos, estavam sem lançamentos oficiais desde sua publicação original. O conceito utilizado por Darlei é que os heróis atuariam seguindo a sua própria linha do tempo da publicação original e que anos depois, novos heróis (dependendo do caso) vestiriam o uniforme e defenderiam o Brasil. Logo esse grupo é composto por sucessores desses heróis como Luna (filha do Homem Lua), Capitão Sete (Lucas Souza salvo e levado para o sétimo planeta pelo Capitão 7 original), Raio Negro (sobrinho do original, Roberto Salles) Superargo II (treinado para suceder o original), uma nova Mylar, Golden Guitar (um fã do herói original) e Lúcia (a parceira do Judoka original, vinda do passado). O Comando Justiça ainda conta com as participações fixas ou especiais de outros personagens como Homem Força, Hydroman, Homem Justo, Super Negro entre outros.
Até o momento são 23 edições lançadas virtualmente que podem ser lidas gratuitamente por meio das plataformas de leitura e redes sociais do autor. Darlei Nunez lançou em 2021, 2 revistas, em formatinho, com o Comando Justiça e Os Protetores (outro grupo de heróis criado pelo autor). São almanaques que compilam várias HQs escritas e desenhadas por ele. É uma republicação de material lançado desde a década de 90. O Comando Justiça é um grupo composto por sucessores dos heróis clássicos de nossas HQs, de forma a homenagear esses personagens, todos devidamente creditados aos autores. Nessa edição encontramos as aventuras "O Mal que Nunca Morre" e "Máquina Mortífera" com uma formação original do Comando Justiça, composta pelos novos Capitão 7, Raio Negro, Superargo, Mylar e Luna e os experientes Hydroman, Homem-força e Judoka, enfrentando ninguém menos que Capitão Op-Art, vilão do universo do Raio Negro original e o Terrível Androide 7. As outras 2 aventuras são "Item Raro" e um "Dia de Fúria", em duas partes que culmina com a nova formação do Comando Justiça enfrentando um descontrolado Fantar. Nessa formação estão presentes Super-Negro, Golden Guitar, A Judoka (Lúcia, a namorada do Original, deslocada no tempo) e o X-Man. Já o Almanaque Os Protetores traz as aventuras "Manipulação Mental" e proporciona um encontro com outro grupo criado pelo Darlei, O Esquadrão C.A.O.S.; Todos por Um com um encontro com A Corporação Sentinela; Alvo Exposto onde Os Protetores precisam proteger delatores jurados de morte, contra uma equipe super poderosa de mercenários e "A Sombra do Demônio" onde ocorre o encontro com o Homem-Escudo e outra equipe de nome Os Protetores, de autoria do quadrinista Bruno Sauerbronn, contra um inimigo comum. A publicação acompanha dois lindos pôsteres, de autoria de May Santos, responsável também pela capa dos Protetores e mais a arte de Serj D. Lima.
Membros atuais:
Luna - Luna Marchetti, a filha do misterioso Homem Lua, é a líder da equipe, treinada desde a adolescência em diversas formas de combate, armas, explosivos e estratégia militar. Seguindo as orientações de seu pai, ela reuniu o COMANDO JUSTIÇA para enfrentar o retorno da Estrela Amarela e do Senhor Estrela (antigo Capitão Estrela), e desde então a equipe permanece unida enfrentando supervilões, inimigos de toda espécie e ameaças.
Capitão 7 - Lucas Souza, o novo CAPITÃO 7. Salvo de um incêndio pelo Capitão 7 original, Lucas foi levado ao sétimo planeta, onde recebeu treinamento e desenvolveu seus poderes, que incluem poder de vôo, superforça, invulnerabilidade e visão laser. Afastado da equipe temporariamente por lesões recebidas quando enfrentaram Magus, o mago, ele está prestes a retornar à equipe, onde é o segundo em comando.
Raio Negro - Marcelo Sales é sobrinho de Roberto Sales, o Raio Negro original. Encontrou o anel de Lid na casa do seu tio em Santos, durante o ataque da Estrela Amarela. O anel permite que voe, criar construtos luminosos e rajadas de energia. É o humorista da equipe, sendo frequentemente repreendido por Luna. Mas quando entra em ação, faz jus ao legado do seu tio.
Mylar - Mais de quarenta anos após o regente de Axia-No ter enviado um observador para acompanhar a evolução da civilização terrestre, a nativa de Tandor, Neela Chan, foi incumbida de retornar à Terra e monitorar nosso progresso. Chamada de Mylar, como seu predecessor, ela se uniu à Luna nas missões do COMANDO JUSTIÇA. Sua avançada tecnologia e conhecimento galático, bem como sua tremenda força e energia das suas pulseiras estelares, são imprescindíveis para o sucesso da equipe.
Homem Força- Nos anos 60, Peri Simões foi abduzido por cientistas marcianos que alteraram seu DNA, concedendo superforça, invulnerabilidade e poder de vôo. Após combater o crime durante alguns anos, ele apresentou sinais de instabilidade celular devido aos experimentos de que foi cobaia. O Homem Lua o colocou em criogenia até achar a cura, e três décadas depois ele foi trazido de volta por Luna para se integrar ao COMANDO JUSTIÇA. Íntegro, leal, sério e compenetrado, ele é um dos pilares da equipe.
Hydroman - Oriundo de Atlântida, Hydroman é o mesmo herói da década de 60. Os Atlanteanos envelhecem lentamente, podem nadar a grandes velocidades, suportar as pressões de profundidades abissais e são muito fortes fora d'água. Hydroman tem um papel fundamental na equipe pois suas habilidades telepáticas são o elo de ligação nas ações do grupo.
X-Man - X-Man é um mistério.... literalmente! Apenas Luna sabe da sua identidade e da relação com o herói dos anos 60. Seria o mesmo? Ou alguém relacionado a ele usando o uniforme? De todas as formas, é um membro importante do grupo, estrategista nato, grande lutador e artista marcial.
Golden Guitar - Um apaixonado pela lenda do Golden Guitar original, Gustavo Ramos desenvolveu uma guitarra que pode emitir rajadas sonoras de alto poder destrutivo. Compete com Raio Negro pela quantidade de piadas sem graça e comentários bestas nas missões. No entanto, é um boa praça estimado por todos.
Super Negro - O professor Antônio "Toni" Ferreira encontrou um artefato que lhe permite incorporar os poderes de diversas divindades afro-brasileiras ao dizer a palavra "ZUMBI", como Ogum (sabedoria), Xangô (força), Iansã (vôo e poderes do vento), entre outros. Sério e compenetrado, encontrou seu espaço como um importante membro da equipe.
A Judoka - Trazida dos anos 60 por um portal temporal aberto por Fikom, Lúcia Campos é a Judoka original. Grande lutadora de diversas artes marciais, ainda está tentando se adaptar aos costumes e tecnologia dos anos 2000.
Superargo - O coronel Braga - o SuperArgo original - sumiu em uma missão na América Latina nos anos 70. Vinte anos depois o governo federal tentou reativar o projeto mas não levou adiante. Alex Dias, ex-policial federal selecionado para o projeto foi procurado por Luna e se tornou o segundo SuperArgo. Atleta e lutador excepcional, também é um exímio piloto e atirador.
Comando Justiça - por May Santos/2021
Comentários
Postar um comentário