Velta

 


Super Herói: Velta
Autor: Emir Ribeiro
Ano: 1973
Alter Ego: Kátia Maria Farias Lins
Poderes: Dispara raios bio-energéticos sob forma luminosa, corrente elétrica ou explosiva, por qualquer parte do corpo. Tem regeneração celular acelerada e alta imunidade às doenças. Pele resistente ao calor.
Base de Atuação: Brasil - Belo Horizonte, MG
Site: http://emirribeiro.com.br/novo/

Em 1973 começaria a carreira de um dos mais entusiastas quadrinistas paraibanos, Emir Ribeiro, com a criação de "Welta". A primeira imagem da personagem – que depois seria conhecida por "Velta" – foi uma pintura a óleo, realizada em janeiro de 1973. Nesse ano, Velta estampou o jornal mural "O Comunicador", do Colégio Estadual de Jaguaribe, em João Pessoa. Sua estreia nos jornais diários ocorreria em 1975, fato que lhe deu impulso criativo e densidade de produção.

Velta é uma detetive que reside em Belo Horizonte. Possui mais de dois metros de altura (exatos 2,20 m), cabelos loiros longuíssimos e domina, como ninguém, as artes marciais. Usada como cobaia da experiência de um inescrupuloso extra-terrestre de quem salvou a vida, Kátia é modificada geneticamente por uma máquina mental, com a amplificação de suas ondas cerebrais, que lhe confeririam poderes que a permite, quando quiser, se transformar numa loira gigante que dispara raios de energia pelo corpo, um verdadeiro reator elétrico em forma humana.

Velta é a musa das histórias em quadrinhos brasileiras. Amada por seus admiradores e odiada por seus inimigos, vem combatendo o mal desde a década de 1970, quando foi criada pelo quadrinhista paraibano Emir Ribeiro, um cabra que não teve receio de abrasileirar o quanto pode a mitologia dos super-heróis que tanto admirava. Além de um forte apelo erótico, suas histórias foram, desde o princípio, ambientadas no Brasil, com a participação de personalidades nacionais e uma cenografia quase perfeita. Quase, porque o autor continua a aprimorar esse realismo nacional, pesquisando cenários e situações que melhor emoldurem a brasilidade natural da personagem. Curiosidade: Velta é desenhada sempre com seios pequenos por exigência do autor.

Seu criador, Emir Ribeiro, foi alvo de duras críticas por sempre mostrar suas personagens de forma sexualizada e em situações constrangedoras.

Velta - por Nestablo Ramos Studio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vigilante Rodoviário

Bhelial

Capitão Estrela