Karatê Men


Super Herói: Karatê Men
Autor: Wilson Hisamoto e Kimil Shimizu
Ano: 1973
Alter Ego: Mário
Poderes: Herdou sua habilidade em artes marciais de um ninja, além dos acessórios e armas usados por este
Base de Atuação: Planeta Terra - Brasil - São Paulo/SP
Site: http://www.guiadosquadrinhos.com/personagem/karate-men-(mario-)/18783

Karatê Men - Ou Kaartê Men - O Invencível é um personagem criado por Wilson Hisamoto e Kimil Shimizu. Foi publicado pela extinta editora Edrel em 1973, contendo 2 edições, Karatê Men Nº 01 e Karatê Men Nº 02. Em 1973, a mania das artes marciais orientais estava em alta. No cinema, Bruce Lee derrubava inimigos como moscas em "Operação dragão"; na TV David Carradine fazia sucesso com "Kung fu"; nos quadrinhos, a EBAL publicava com sucesso "O Judoka". A editora paulista EDREL não podia ficar de fora da onda e decidiu lançar seu próprio herói marcial.

O detalhe na grafia da palavra "Men" ao invés de "Man" do inglês chama atenção, tendo sido publicado com o nome "Men". Ainda pode se cogitar que a palavra "Men" teria o mesmo sentido que se tem palavras como "Lobisomem" - homem lobo, o que justificaria o "Karatê Men" - Homem Karatê.

O próprio Wilson Hisamoto era mestre em karatê e tinha várias publicações no mercado como "A força e magia do karatê" e "Arte de lutar karatê", tendo sido lembrada em várias publicações relacionada ao tema.

O herói em sua identidade civil era "Mário", um simples vendedor de cosméticos que namora "Suzana" a filha do inspetor de polícia, e carregava junto a sua mala, seu traje que era composto por uma peruca loira e uma máscara para combater o crime. No ano seguinte a editora Edrel faliu tendo publicado apenas duas edições do personagem.

Karatê Men - por Lancelott Martins/2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bombado

Águia Dourada

Overman