Homem-Escudo
Super Herói: Homem-Escudo
Autor: Bruno Sauerbronn
Ano: 1989
Alter Ego: Eduardo Campos
Poderes: Invulnerabilidade, força sobre-humana, imunidade a doenças e intoxicações, envelhecimento retardado, super saltos
Base de Atuação: Planeta Terra - Brasil - Cidade da Guanabara/RJ
Site: https://homem-escudo.blogspot.com/
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100063579017215
Homem-Escudo - Ao contrário de muitos personagens de super-heróis, que começam com uma publicação de uma historia solo, o Homem-Escudo, teve sua estreia oficial para o grande público na HQ dos Patriotas (Um grupo de heróis formado por personagens de diferentes autores independentes reunidos) que foi escrita e desenhada por Lincoln Nery, criador do nome do grupo, e que através da Revista Virtual "HQNADO", editada por Marcos Gratão, a primeira aventura dos Patriotas (originalmente feita para ser uma HQ inteira de 20 paginas) é publicada em duas partes, sendo elas nas edições do HQNADO #06 e #07, onde então o "Homem-Escudo" vem a fazer sua primeira aparição em uma historia em quadrinhos para leitura online em 2009. Os Patriotas ganharam sua revista solo em 2015 com duas edições. Na HQNado nº 06, com o título "Investida Estrangeira", uma Ong estrangeira tenta se fixar no território amazônico, mas Jou Ventania e Homem-Escudo desconfiam das suas reais intenções e decidem investigar. Na HQnado nº 07, é a continuação da anterior, onde Homem-Escudo descobre que Águia Dourada era um alvo da Ong e chega a tempo para ajudá-la contra os criminosos, pois os mesmos eram equipados com armas para neutralizar meta-humanos. Jou Ventania chega em seguida e descobre que os EUA querem catalogar os meta-humanos e neutralizar alguns que surgiram recentemente no território brasileiro, pois almejam invadir o território da Amazônia. Raio um dos membros da equipe já havia sido capturado e então os 3 resolvem agir e vão para Brasília, e lá descobrem uma base de operações da Ong onde Raio está preso. Após soltarem Raio, descobrem que os criminosos já tinham uma extensa lista de alvos para capturar. O super herói Sorion aparece e revela que deixou que o prendessem para poder chegar até o local, assim como Raio. Após libertarem os prisioneiros decidem destruir as instalações. Na HQnado nº 08 a história intitulada "Contrapeso" de Lincoln Nery, mostra o vilão "Enigma" do universo de Jou Ventania armando bombas em prédios da cidade, no entanto os Patriotas aparecem e acabam com a festa do vilão. Raio e Águia Dourada descobrem o esconderijo e conseguem neutralizá-las. Após isso Jou Ventania convoca a equipe para mostrar uma caverna nos arredores de Guanabara/RJ. Jou Ventania conta que era uma antiga base militar da época da ditadura e que nem o governo lembra dela. E então resolvem usar a base como seu esconderijo de reuniões e decidem criar a equipe "Os Patriotas" para combater o crime no país.
Desta forma pelas mãos de Lincoln Nery responsável pelas primeiras histórias e a arte dos Patriotas e pelo espaço dado por Marcos Gratão em publicar a HQ da super equipe de heróis nacionais, na Revista Virtual HQNADO, o Homem-Escudo finalmente entra em ação ganhando vida nos quadrinhos sendo publicado pela primeira vez fazendo sua estreia.
O interessante que assim como na época de sua criação por Bruno
Sauerbronn, em 1989, quando seu autor escrevia suas historinhas como
hobbie e para os amigos de escola lerem, o Homem-Escudo havia sido
criado para fazer parte de um grupo de super-heróis e não como um
personagem de historias solo, ou seja de alguma forma pareceu natural
que a estreia dele tenha sido junto com um grupo, como os Patriotas.
Vale lembrar que o Homem-Escudo fez parte de uma equipe de super heróis chamada "Os Protetores" entre os anos de 1991 até 1994. E nessa época o visual de seu uniforme era bem diferente do atual onde ele trajava um uniforme amarelo em destaque com detalhes azuis e usava apenas uma máscara azul em forma de fita nos olhos. Segundo o autor o visual do personagem em 1994 era muito primário e foi somente 10 anos depois que desenvolveu o visual que atualmente é visto, quando ele teve a ideia de fazer a máscara em forma de escudo e dai o resto do uniforme se definiu em torno disso, e foi então que o apresentou pela primeira vez no antigo fotolog Terra.
O antigo grupo do Homem-Escudo tinha como membros (Mulher-Batom, Homem-Chiclete, ambos já apareceram em uma prévia de uma HQ do Homem-Escudo nº 01/2018, além do Dr. Óptico e Biotron). O autor deixa claro que essa passagem do Homem-Escudo pelos "Protetores" faz parte da cronologia do personagem nos anos 90.
Em 2014 o Homem-Escudo fez uma participação na revista nº 08 da super heroína "Águia Dourada" intitulada "O Ataque"que é uma edição especial de 20 anos da personagem, com argumentos de Maurício Rosélli e Bruno Sauerbronn, roteiro de Bruno Sauerbronn, desenhos e arte final por Maurício Rosélli. A trama dessa HQ é a continuação da anterior onde marcou o retorno da pior vilã do universo da Águia Dourada, Gaia, e isso repercutiu até em outro planeta o "M-16", criado por um grupo de sobreviventes de outros planetas destruídos por Gaia. Homem-Escudo ajuda Águia Dourada e o super herói "Nova Estrela" ambos de Maurício Rosélli na batalha contra esses habitantes que vão a terra buscar Nova Estrela para enfrentar Gaia que se encontra na terra. Em 2015 estava sendo produzido um encontro entre o Homem-Escudo e a super heroína "Estrela Branca" de Marcos Gratão.
Em 2016, mais uma bela novidade envolvendo o Homem-Escudo, a HQ do encontro dele com o grupo de super-heróis, Os protetores, criação de Darlei Nunez que assina a produção desta história dividida em 3 partes. Darlei Nunez também assina os desenhos das páginas da história com seu roteiro que nos mostra como seu super-grupo de heróis nacionais vem a conhecer o Homem-Escudo. O Argumento desta historia foi uma ideia de Bruno Sauerbronn que entre uma conversa com Darlei Nunes sugeriu a ideia do encontro a partir do fato que o Homem-Escudo havia feito parte de um grupo também conhecido como "Os Protetores" no passado, dai em diante surgiu a historia produzida por Darlei que explorou muito bem o histórico do Homem-Escudo junto com o universo de seus heróis.
Em 2017 sai a HQ "Homem-Escudo e os Protetores - parte 2". Na história, com argumento de Bruno Sauerbronn, os antigos amigos do Homem-Escudo de seu grupo do passado chamado "Os Protetores", enfrenta os heróis do grupo de super-heróis do presente que também se chama: Os Protetores. Uma HQ cheia de muita ação e emoção no confronto entre estas duas equipes de mesmo nome que se enfrentam dentro de uma trama de proporções que tem como objetivo trazer um ser demoníaco com planos de dominar nosso mundo de volta. Em 2018, sai a 3ª e última parte. Chegou a hora do confronto entre o ser demoníaco interdimensional ZARTHAN e o Homem Escudo! Mesmo com os poderes combinados de OS PROTETORES e dos recém retornados Protetores parece impossível deter o imenso poder da criatura, e apenas um grande sacrifício pode fazer a diferença.
Em 2018 o autor pretendia fazer ainda um projeto entre o Homem-Escudo e o
super herói "Buraco Negro" de Adriano sapão. Ainda em 2018, Bruno
pretendia trabalhar com o personagem "Kutang - O Rei do Universo" de
Joás D. Lima (como também é conhecido o cartunista Jodil) fazendo uma
participação especial para uma das HQs do Homem-Escudo.
O autor em 2019 estava produzindo o primeiro Zine do personagem de forma impressa sendo que a série
de historias em quadrinhos do herói iria começar pela edição de
numero Zero! Onde se poderia conhecer as origens do personagem e um
pouco de seu vasto universo gráfico. Nesta edição que além da HQ que iria contar a Origem do Homem-Escudo
(algo que muitos dos fãs do personagem tem interesse em saber desde a
primeira aparição do herói na internet) haveria uma segunda história
com a participação do personagem criado por Lancelott Martins: "O
Catalogador".
Em janeiro de 2020 estava sendo produzido o Zine nº 167 - Águia Dourada Vs Homem-Escudo, mais um encontro entre os dois personagens feito pelo autor, previsto para sair em fevereiro daquele ano. O Bruno Sauerbronn infelizmente nos deixou em meados de 2020, porém seu personagem ficou como um grande legado para os fãs de super heróis brasileiros e não será esquecido, pois o Homem-Escudo estará em uma nova aventura junto com seu grupo "Os Patriotas", além de marcar presença na surpreendente graphic novel "Desordem".
Bruno foi um dos maiores apoiadores de novos artistas e super-heróis brasileiros na retomada dos anos 2000. Diferente de muitos, ele abriu espaço para novos autores, publicando-os no extinto site e fotolog "QG do Homem-Escudo". Também coloria HQs de outros autores gratuitamente apenas para ajudar e foi o grande responsável pela união de autores e personagens que formaram a primeira versão da super equipe "Os Patriotas", como afirmou seu amigo Lincoln Nery na página dos personagens.
Homem-Escudo - por Daniel Mallzhen/2015 e Lorde Lobo/2018
Comentários
Postar um comentário