Os Patriotas


Super Herói: Os Patriotas
Autor: Lincoln Nery e Bruno Sauerbronn
Ano: 2009
Alter Ego: Os Patriotas: Jou Ventania (
Augusto Oliveira), Homem-Escudo (Eduardo Campos), Águia Dourada (Lúcia Rodrigues Ravina), Sórion e Raio
Poderes: Jou Ventania: Força sobre-humana e fator de regeneração avançado, Mente estratégica e habilidades no combate corpo a corpo e com manuseio de armas, devido a treinamento militar. Homem-Escudo: Invulnerabilidade, força sobre-humana, imunidade a doenças e intoxicações, envelhecimento retardado, super saltos. Águia Dourada: Possui garras de águia, pode voar, dispara raios pelas mãos, super velocidade. Sórion: Capacidade de Voo, Super força e velocidade, Rajadas energéticas e luminosas, Gerar campos de energia. Raio: Supervelocidade, Raios elétricos, Levitar objetos, Força sobre-humana.
Base de Atuação: Planeta Terra - Brasil - Rio De Janeiro/RJ e outros estados
Site: https://homem-escudo.blogspot.com/
Facebook: https://www.facebook.com/ospatriotashq/

Os Patriotas - São uma equipe de super heróis formada pelos personagens Jou Ventania (Lincoln Nery), Homem-Escudo (Bruno Sauerbronn), Águia Dourada (Mauricio Roselli), Raio (Ronaldo Ruiz) e Sórion (José Carlos Braga) sendo estes os membros fundadores. Posteriormente entrariam para a equipe a heroína Raio Rubro (Johnny Fonseca) e Eco Robô (Marcos Gratão);
Os Patriotas são uma das equipes pioneiras em reunir super heróis brasileiros de diferentes autores.  A primeira aventura dos Patriotas (originalmente feita para ser uma HQ inteira de 20 paginas) foi escrita e desenhada por Lincoln Nery, quem criou o nome do grupo, e que através da Revista Virtual "HQNADO", editada por Marcos Gratão, foi publicada nas edições nº 06 e 07 em 2009. Os Patriotas ganharam sua revista solo em 2015 com duas edições. Quando descobrem que todos os super-heróis do Brasil são alvos de um misterioso interesse estrangeiro, cinco super seres se juntam para não desaparecerem para sempre.

Na HQNado nº 06, com o título "Investida Estrangeira", uma Ong estrangeira tenta se fixar no território amazônico, mas Jou Ventania e Homem-Escudo desconfiam das suas reais intenções e decidem investigar. Na HQNado nº 07, é a continuação da anterior, onde Homem-Escudo descobre que Águia Dourada era um alvo da Ong e chega a tempo para ajudá-la contra os criminosos, pois os mesmos eram equipados com armas para neutralizar meta-humanos. Jou Ventania chega em seguida e descobre que os EUA querem catalogar os meta-humanos e neutralizar alguns que surgiram recentemente no território brasileiro, pois almejam invadir o território da Amazônia. Raio um dos membros da equipe já havia sido capturado e então os outros 3 resolvem agir e vão para Brasília, e lá descobrem uma base de operações da Ong onde Raio está preso. Após soltarem Raio, descobrem que os criminosos já tinham uma extensa lista de alvos para capturar. O super herói Sórion que também faz parte da equipe aparece e revela que deixou que os inimigos o prendessem de propósito para poder chegar até o local, assim como Raio. Após libertarem todos os prisioneiros, decidem destruir as instalações. Na HQnado nº 08 a história intitulada "Contrapeso" de Lincoln Nery, mostra o vilão "Enigma" do universo de Jou Ventania armando bombas em prédios da cidade, no entanto Os Patriotas aparecem e acabam com a festa do vilão. Raio e Águia Dourada descobrem o esconderijo e conseguem neutralizá-las. Após isso Jou Ventania convoca a equipe para mostrar uma caverna nos arredores de Guanabara/RJ. Jou Ventania conta que era uma antiga base militar da época da ditadura e que nem mesmo o governo lembra dela. E então resolvem usar a base como seu esconderijo de reuniões e decidem criar a equipe "Os Patriotas" para combater o crime no país.

Em 2009 Lincoln Nery falou como surgiram "Os Patriotas". "Não sei se vocês se lembram do texto sobre o fim do Brasil Comics (extinto site de catálogo no estilo wikipedia), no qual eu digo que as pessoas perguntavam sobre o fim do site, pois bem, sobre Os Patriotas eu ouvi três vezes mais. O que tem de pessoas perguntando sobre o grupo, sobre se vai rolar o projeto, o que houve etc., não está no gibi, literalmente. Pra começar, vamos entender o que é os Patriotas. Quando comecei o "Brasil Comics", eu nem colocava os meus personagens, isso só começou a partir de um tempo depois, e foi quando comecei a descobrir os super-heróis brasileiros em geral. Logo tive a idéia de fazer um grupo, no qual alguns representantes da nova geração e da antiga se reuniam em prol de um bem maior. Um grupo formado por heróis como o Capitão 7, Velta, Lagarto Negro e Jou Ventania.

A ideia era de reunir os artistas, tão desgarrados pela net, à mesma proposta do site, de divulgar vários num espaço só. Mas, eu sei que os artistas desses grandes personagens jamais iam liberá-los para que um bosta como eu fizesse alguma coisa. Afinal, quem é Lincoln Nery? Jou Ventania? Bah! Porém, eu já começava a conhecer pessoas interessadas na rede, normalmente via o site Batman a Trajetória (o Br Comics só dava dor de cabeça), uma dessas pessoas era um blogueiro chamado Olavo. Em seu blog, a Toca do Coelho, ele publicou uma ideia interessante, um grupo chamado "Os Patriotas", liderados pelo Jou Ventania que tinha como membros o Guerreiro do Futuro, a Nova, um Capitão Brasil (já que tem vários por aí), e alguém mais que não me lembro). A ideia do Olavo era de utilizar heróis menos conhecidos.

Na saga, havia algumas alterações, nela Jou Ventania era um cara sem memória, que um dia acorda do lado de uma garota morta, e por aí vai. Um conceito muito interessante, que não me esqueci. Aí, um dia no meu fotolog do Terra "http://fotolog.terra.com.br/lincnery", eu postei um desenho com alguns personagens e com o nome "Os Patriotas", e contava mais ou menos o que o Olavo tinha escrito. Meu, objetivo é que rolasse uma semana, em que os vários desenhistas do Terra fizessem suas versões de um grupo de heróis brasileiros, cada um com seu mix, diferente, mas, como sempre ninguém me ouviu (ou leu), só o grande parceiro Bruno Sauerbronn, que montou duas versões dos Patriotas com o seu incansável Homem-Escudo.

Um tempo depois, o Bruno me chamou pra ajudar ele a criar o projeto dos Patriotas, eu não tava mais a fim de fazer algo assim, colocar uma HQ na net dava muito trabalho, mas como o Bruno é um cara muito bacana, eu divulguei a ideia dele no meu fotolog e na comunidade do Br Comics do Orkut. E dessa vez, um monte de gente bacana quis colocar seus personagens, realmente seria um tremendo grupo de heróis. Então, eu só divulguei mesmo a ideia, pensei que o Bruno ia tocar o projeto. Mas, ele deu uma sumida. Claro, o pepino sobrou pra mim, que bem ou mal continuo por aí.

Como foram muitos pedidos, eu fiz sozinho o projeto e pedi ajuda do genial Marcos Gratão, que gentilmente, fez uma arte para a capa e publicou todo o material dividido entre edições de sua revista digital, a HQNado". Naquela época o HQNado era o maior portfólio para esse tipo de material que tínhamos. E foi um grande sucesso, a história chegou a ser indicada no HQMix de 2009.

O Lincoln Nery autor do Jou Ventania está preparando um novo projeto que será a graphic novel "Desordem - A história secreta dos super-heróis brasileiros", e junto com este projeto virá uma nova aventura dos Patriotas que será um tributo ao Bruno Sauerbronn autor do Homem-Escudo que infelizmente nos deixou em meados de 2020. Bruno foi um dos maiores apoiadores de novos artistas e super-heróis brasileiros na retomada dos anos 2000. Diferente de muitos, ele abriu espaço para novos autores, publicando-os no extinto site e fotolog "QG do Homem-Escudo". Também coloria HQs de outros autores gratuitamente apenas para ajudar e foi o grande responsável pela união de autores e personagens que formaram a primeira versão da super equipe "Os Patriotas", como afirmou seu amigo Lincoln Nery na página dos personagens.

Os Patriotas - por Moacir Muniz/2014


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bombado

Overman

Águia Dourada