Guardião
Autor: Gonçalez Leandro
Ano: 2011
Alter Ego: Ricardo Landi
Poderes: Super Força e agilidade fora do comum
Base de Atuação: Planeta Terra - Brasil - Bauru/SP
Autor: https://www.facebook.com/leandrogoncalezpires.goncalez
Facebook: https://www.facebook.com/editorahiborianaefanzines
Guardião - É considerado o primeiro super herói da cidade de Bauru/SP e foi criado para combater as mazelas e as enchentes que castigam Bauru ao longo dos anos. Foi criado inicialmente como projeto comercial de exercício de divulgação. O herói é Ricardo Landi, filho do empresário Francisco Landi, é um jovem que, ao ver assassinada sua esposa Ariel Land Mello em um assalto na rua Rio Branco (Rio do Crime) próximo a beneficente Portuguesa, torna-se um vigilante urbano, após experimentos químicos e treinamentos para aprimorar suas habilidades físicas, alterando sua força com o soro desenvolvido com o gás da UNESP dando a ele uma força incrível, podendo derrotar vários homens, dobrar barras de ferro, velocidade e agilidade fora do comum.
Na edição nº 1 lançada em 2012 de forma impressa pela editora Hiboriana e relançada posteriormente pela Júpiter II, conta a origem do personagem que ganhou seus poderes através de uma transformação e um desejo de mudança por uma Bauru melhor. O crime urbano, as enchentes responsáveis por várias tragédias e a erosão são os principais inimigos do Guardião. Mas este super herói possui uma identidade e leva uma vida normal como professor universitário de química da UNESP, inspirado em uma personalidade importante que marcou Bauru.
Em 2014 sai a edição nº 2 "Guardião e Outros Heróis" lançada pela editora Júpiter II, com mais aventuras que fazem referência a problemas urbanos de Bauru. Vestido com as cores amarela, verde e vermelha – as mesmas da bandeira do município – o Guardião nesta edição, agora enfrenta um novo e poderoso vilão: o Erosão, que destruiu todas as nações unidas, causando muitas vítimas, fazendo o
herói prometer proteger toda a cidade, porém os fantasmas estão em seus
pesadelos. Nesta edição, o super-herói vai lembrar do desastre ocorrido na avenida Nações Unidas, em agosto de 1976, quando a cidade foi palco de um acontecimento inusitado. Na ocasião, o então presidente Ernesto Geisel, em visita a Bauru, passou pela avenida e cerca de uma hora depois, houve uma explosão na via. “Foi lendo uma reportagem do Jornal da Cidade em um suplemento do aniversário de Bauru que me inspirei para fazer essa nova história para o número 2 do Guardião”, relata o artista. Ainda houve o lançamento do gibi com a liga de heróis da região formada com personagens do próprio autor: Orion (de Ourinhos) e Paraman (de Pederneiras), que se juntam ao Guardião na aventura. E completa a edição uma aventura do herói "Gavião Real" de Santa Cruz do Rio Pardo. Em 2015 é lançada Guardião e Outros Heróis edição nº 2 pela Júpiter II, apresentando o personagem Órion.
Junto com a edição nº 2, Leandro lançou a HQ “Guardião Especial”, publicação feita na aquarela. Folheando as páginas, até o prefeito Rodrigo Agostinho e a vice Estela Almagro na época dividem o quadrinho com o personagem. “O gibi traz uma linguagem mais poética e reflexões do herói. É uma oportunidade também para as pessoas conhecerem um pouco mais da história do personagem, e de como ele decidiu se tornar o Guardião bauruense.
Informações de algumas edições:
Guardião edição nº 3 - o aviso de Ariel sai pela editora Hiboriana; e pela mesma editora sai o Guardião nº 04 em gêneses - "surge o misterioso levitante" de 2017; Guardião Edição 05 com a história "Aparição" - outubro de 2018 (HISTÓRIA: GREIFO, ARTE: VINICIUS POSTERARO; A PRIMEIRA APARIÇÃO DO ENCHENTE E OUTROS PERSONAGENS). Em seguida sai Guardião Nº 6 - com a história "Sufocando"; Guardião edição nº 7 - com a história "Segredos e Pesadelos"; Guardião edição nº 8 - A batalha final se aproxima, o vilão é desmascarado e um novo aliado surge; Guardião edição nº 9 - A terrível herança deixada pelo vilão Dranoir ainda perturba nosso herói. Os vilões elementais criados por ele estão morrendo e só uma pessoa pode salvá-los: o Guardião! Mas estará ele preparado para o sucesso (ou fracasso) dessa missão? E ainda: quem serão esses misteriosos personagens vindos do passado (e do futuro?); No especial Guardião Anual 2020 - terminando a saga das aventuras do Guardião, Nosso herói tem uma missão: encontrar seu irmão que desapareceu em uma dimensão paralela e para isso terá que enfrentar o perigoso vilão Dranoir, mas sua jornada vai revelar mais de seu passado e do seu futuro do que ele pode imaginar!
O personagem ainda participou da edição nº 3 da revista do super herói Órion, que foi o primeiro encontro entre os personagens em 2014; Além das suas publicações mensais o Guardião ainda possui páginas publicadas em tiras do jornal local. Em 2015 o herói foi convocado para participar do projeto Força-Tarefa BR criado por Carlos Henry. Na aventura Aliens vem a terra tentando sugar as riquezas naturais do planeta, começando pelo Brasil. O governo é alertado antes pelo "Campeão Cósmico" (criação de Joe Bennett, que saiu na Placar na época da Copa). Assim,em segredo, é formada uma "Força Tarefa BR", com os maiores heróis do Brasil! Porém o projeto não conseguiu ser financiado na época pela plataforma Kickante. O herói ainda tem edições especiais de Natal que teve inicio em 2014. Em 2022 fez 10 anos da estreia do personagem nas HQs, e foi lançado uma edição especial em comemoração no formato de Zine, e nele tendo encontros com "Órion" (que é um outro personagem de Leandro) que também
faz 10 anos em 2022, e junto também um encontro com um famoso
morcego de Gotham.
Guardião - por Gonçalez Leandro/2015
Comentários
Postar um comentário